Um "perigosa" suspeita de ser terrorista

Um "perigosa" suspeita de ser terrorista
Menina de 6 anos no index dos EUA

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz
Seleção de Maradona é politizada

Matéria paga censurada pelo Financial Times

Matéria paga censurada pelo Financial Times
Grande imprensa britânica não se comporta democraticamente

Barão de Itararé

Barão de Itararé
Pai da imprensa alternativa, um batalhador de causas justas e muito bem humorado

Crianças palestinas acorrentadas

Crianças palestinas acorrentadas
A foto fala por si só

Piñera y al fondo su mentor

Piñera y al fondo su mentor
Será coincidência?

Manchete de jornal venezuelano em 1992

Manchete de jornal venezuelano em 1992
El Nacional informa

Ministro Jobim não se dá ao respeito

Ministro Jobim não se dá ao respeito
Em traje de campanha, Ministro da Defesa se exibe para a mídia

Personagens da época da Guerra Fria

Personagens da época da Guerra Fria
EUA patrocinou o golpe que derrubou Jango

Ingerência da CIA na Colômbia

Ingerência da CIA na Colômbia
Uribe acabou e agora faz falta um outro de melhor aparência

Uribe no fim de linha

Uribe no fim de linha
Presidente colombiano é marionete dos EUA

Coca Colla boliviana

Coca Colla boliviana
Refrigerante competirá com a Coca-Cola na Bolívia

A importância da agroecologia

A importância da agroecologia
Transgêniucos prejudicam a agroecologia

Uma publicação sintonizada no seu tempo

Uma publicação sintonizada no seu tempo
New Left Review

Plataforma Ocean Guardian

Plataforma Ocean Guardian
Objetivo é encontrar um mar de petróleo nas Malvinas

Cutrale a, a multinacional que tudo pode

Cutrale a, a multinacional que tudo pode
Alerta de Latuff

Uma visão sobre a impunidade

Uma visão sobre a impunidade
O desejo de muitos brasileiros

Mais arte popular desconhecida do Haiti

Mais arte popular desconhecida do Haiti
Visão de mulheres trabalhadoras haitianas

A pouco conhecida arte do Haiti

A pouco conhecida arte do Haiti
As riquezas da cultura do Haiti

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

america latina

america latina

a gente não se despede de mario benedetti

a gente não se despede de mario benedetti
um escritor imortal

boris casoy

boris casoy
boris para o lixo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

(Brasil/EUA - indústria cultural) - Destruição da cultura

A oligarquia tem estratégia de dominação que passa pela mídia

Adriano Benayon*

A oligarquia que domina as finanças mundiais e as demais indústrias de grande peso, não cessa de agir para concentrar mais poder, visando a tornar absoluto seu império sobre o Planeta.

Além da concentração econômica favorecida pelos governos, mercê do crescente uso do dinheiro e da mídia em eleições, essa oligarquia, com sedes principais em Londres e Nova York, serve-se, há mais de um século, da comunicação social, da indústria do entretenimento e da publicidade, para solapar os fundamentos da natureza humana.

Por que e para que isso? Eliminar esses fundamentos implica inviabilizar qualquer resistência ao projeto de governo mundial. Com efeito, a humanidade só poderá afastar os males crescentes que vem sofrendo, se o homem preservar a consciência de sua dignidade e o entendimento de que esses males não resultam da ordem natural das coisas, mas de ações deliberadas dos que se arrogam o comando do Mundo.

Em suma, eles tratam de apassivar os seres humanos, a ponto de estes perderem essa condição. Torná-los nada mais que consumidores teleguiados, quando não destituídos de emprego, saúde e prematuramente excluídos da vida, para servir sempre o poder totalitário, ora como súditos do mercado, nas altas e nas depressões econômicas, ora nas guerras.

Os monopolizadores do poder real não se mostram. Põem sob o foco das atenções, como se poder tivessem, “governantes” que não passam de títeres. Os regimes democráticos disso só têm aparências.
Para fazer que os povos tolerem condições insuportáveis, um dos métodos principais é destruir suas culturas. Isso se tornou possível a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, e foi sendo realizado cada vez mais intensamente, à medida que a tecnologia desenvolveu novos meios.

Na primeira metade do século XX, surgiram o rádio e o cinema.. Ambos foram utilizados na propaganda e na difusão de informação e de desinformação. Também como veículos da indústria do entretenimento, com novelas e música no rádio.

Chegaram a veicular manifestações de verdadeira cultura popular e erudita.
Mas essas foram perdendo espaço, ao intensificar-se a exploração comercial e o aviltamento dos gostos. Com a indústria fonográfica, por exemplo, no Brasil, o samba e outras formas musicais foram modificados, para pior, por dissonâncias e ritmos em voga nos EUA.

Durante a segunda guerra mundial e até algum tempo após seu término (1939-1947) predominou de modo absoluto o cinema norte-americano, tendo Hollywood funcionado como atraente e poderosa máquina de moldagem dos gostos, das modas e das opiniões.. Ao lado de bons filmes, grande volume de produções acostumou as massas à mediocridade musical, ao consumismo e à banalização da violência. Britânicos e norte-americanos apareciam como heróis. Espanhóis, mexicanos e franceses como figuras ridículas.

As rádios sofreram a invasão de produções fonográficas dos EUA, com alguma música autêntica desse país e a da Broadway. O grosso, porém, constituído de ritmos desagradáveis e ruidosos, associados a melodias cada vez mais pobres, o que há de pior nos EUA. Essa americanização, conducente à degradação, era incentivada por propinas aos disc-jockeys, patrocinadas pela USIS, a agência governamental de difusão dos EUA.

O efeito devastador já era grande, mas nada de comparável ao verificado especialmente a partir dos anos 50, quando começaram os festivais de rock e o recrudescimento das bandas cujo êxito comercial acompanha a selvageria dos ruídos e do comportamento cênico.

Passados alguns decênios de tais importações generalizou-se a deformação do senso artístico, o que leva hoje as pessoas a chamarem de música o que nada tem de musical: ritmos destruidores do equilíbrio energético das pessoas, ausência de melodia e de harmonia.

Não coincidentemente, outra fonte da contracultura é a Inglaterra, sede tradicional do império anglo-americano. Também a Holanda, antiga associada do poder britânico, foi centro propagador dos modos porcos e do niilismo dos hippies, beatniks etc.

Ou seja, para anular seus servidores, o sistema age de dois modos. Primeiro, promove distorções irreparáveis na estrutura econômica e social, e faz que os povos delas se esqueçam por meio de desgraças ainda maiores: guerras crescentemente devastadoras, à medida que as armas incorporam os avanços tecnológicos.

Segundo, aproveitando-se do desespero que tudo isso provoca, faz surgir e difundir modos de pensar niilistas e negadores da realidade. Assim, a máquina de comunicação social estimula a fuga, o falso refúgio nos vícios, a busca deliberada da autodegradação.

Isso se combina com o uso de drogas e a promoção, da promiscuidade sexual, das tatuagens e dos piercings a fim de acabar com a capacidade de distinguir entre o que preserva a vida - e as características do ser humano – e o que as destrói.

Voltando à música, um dos efeitos da segunda guerra mundial foi a virtual extinção das composições musicais populares e semi-eruditas em vários países europeus. Isso deu com a ocupação militar norte-americana, seguida da penetração econômica e política, também manipulada por Londres. Acabou assim, entre outras, a maravilhosa criatividade melódica que caracterizou a península itálica, ao longo de mais de dois milênios.

Sabe-se, desde Platão, que a música é elemento essencial da educação, pois esta não existe sem a componente da elevação espiritual. Os promotores do governo mundial totalitário percebem que seu objetivo só é possível, se anularem o discernimento das pessoas. Sabem também, com Aristóteles, que o hábito é uma segunda natureza. Por isso, não há modo mais eficiente de escravizar que fazer acreditar que qualquer coisa é a mesma coisa.

(*) É Doutor em Economia. Autor de “Globalização versus Desenvolvimento”, editora Escrituras. (abenayon@brturbo.com.br)

Um comentário:

  1. Nunca li tanta besteira junta, Jakobskind. Esse cara pode ser bom em Economia, mas parece ignorar todos os movimentos culturais da juventude desde o pós-guerra. O cara simplesmente não contextualiza a cena da(s) época(s). Ora, todos os estilos musicais de cada uma dessas épocas, em cada país, tem a sua razão de ser; mas o cara reduz tudo (a música e a influência nela contida) como mero "barulho". Ora, faça-me o favor... até parece um reaça da déc. de 50 falando. Daqui a 50 anos o que ele chama de barulho hoje pode influenciar os ritmos de amanhã... não se deve emitir juízo de opinião baseado em preconceitos tolos como esse. E por falar, qual seria a música "ideal", então? Aliás, existe "música ideal"? O que ele queria, que todo mundo ouvisse só a música que a V. Exa. queria? O que seria do azul se todos gostassem do verde?

    Mesmo naquela época extremamente conservadora, o que ele chama de barulho serviu para quebrar paradigmas como justamente o do conservadorismo musical, além de sacudir estruturas, dando poder e voz aos jovens, que teriam um papel fundamental na década seguinte, que, com essa mesma música, chegou a propor até um outro estilo de vida, alternativo. E o que esse cara diz? Reduz tudo a um simplismo primário, dizendo que hippies e beatnicks foram "porcos"!! É mais conservador que o próprio sistema que critica.

    Se hoje o Rock (geralmente falando), e a música pop, por exemplo, foram sugados pelo sistema que um dia os rejeitou, é claro que o menos culpado disso tudo foram os músicos que o criaram ou seus fãs. Não dá pra simplesmente misturar tudo num mesmo pote, drogas, tatuagens, piercings e Platão fora de contexto, sem admitir que gosto (musical, inclusive), não se discute. Cada um é livre pra fazer o que quiser. Se ele não gosta, problema dele. Dá a impressão do cara querer criticar um estilo de vida que simplesmente não é o dele. Ele fala isso provavelmente porque o estilo musical que ele gosta não é, nem de longe, um estilo popular. E esse tipo de sectarismo eu nunca vou entender.

    Desculpe, mas o cara tá completamente equivocado. Não há uma prova que há perda de discernimento via música, por culpa desses supostos "promotores do governo mundial totalitário" (Aff). Se ele pesquisasse um pouquinho mais, veria que a música - em todas as suas vertentes, seja ela erudita, popular ou underground - é universal, ou seja, pode-se servir para qualquer pessoa, e não há nada mais maravilhosamente democrático que isso. Não dá pra generalizar. Ele teria que ser mais específico. Afinal, ninguém é obrigado a consumir nada no meio musical. Ainda mais hoje, em tempos de mp3 e downloads pessoais, que estão dando uma banana para a indústria fonográfica, a verdadeira culpada da queda na qualidade musical. E muitas das músicas hoje chamadas de "barulho" podem ajudar a pensar fora da caixa. Reflita nisso.

    Como já me extendi bastante, só queria recomendar uma excelente leitura para quem quiser saber mais sobre o tema: "Movimentos Culturais de Juventude", da Ed. Polêmica, de Antonio Carlos Brandão e Mílton Fernandes Duarte. Mostra que a música não serve só para apassivar e escravizar o ser humano, mas justamente pode ser usada para libertá-lo de suas amarras mentais, dizendo verdades impossíveis de serem ditas de outro modo. Abs.

    ResponderExcluir