Para criticar Lula, colunista lembra grau de escolaridade do Presidente
Mário Augusto Jakobskind
A fobia de certos articulistas contra Lula muitas vezes não esconde uma forte dose de preconceito, como no caso do jornalista Carlos Chagas, que em um de seus artigos lembrou que, “tendo cursado o Primário e, depois, uma Escola Técnica, o presidente Lula não recebeu aulas de Física” .
E continuou Chagas: “Não é culpa dele, assim, ignorar o elementar princípio dos vasos comunicantes, aquela brincadeirinha que fazia os alunos torcerem para ver que tubo de ensaio encheria primeiro de água, alimentado pelo principal. No fim, era sempre a mesma coisa: os vasos interligados terminavam com o conteúdo nivelado em poucos segundos”.
Toda esta lembrança do colunista foi para criticar o Presidente na questão das aposentadorias. A crítica é um direito que assiste a cada um, mas o preconceito é sempre condenável.
Chagas se esqueceu de um fato importante: os brasileiros que estudaram no curso Clássico também não aprenderam Física. Preconceituoso por natureza, Carlos Chagas fez questão de lembrar do grau de escolaridade de Lula por causa da cadeira de Física, mas omitiu o não estudo da matéria no curso Clássico, freqüentado pela elite e raramente por retirantes nordestinos.
É o caso de se perguntar: quais os presidentes brasileiros que aprenderam física quando eram estudantes do curso Clássico? É o caso também de perguntar a Carlos Chagas quantos milhões de brasileiros, hoje exercendo as mais diversas atividades, inclusive jornalistas, cursaram o Clássico e nunca estudaram física?
E quem disse que nas Escolas técnicas não se estuda ou se estudava Física?
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário