Milhões de brasileiros hoje saem das escolas sem terem aprendido Física, Biologia, Matemática e Química porque há um déficit de 200 mil professores de ciência, fato mais grave do que nos anos 50 e 60
Paulo Franco, economista e graduado em Física pela UFRJ esclarece um ponto importante e que acaba de uma vez por todas com os argumentos preconceituosos do jornalista Carlos Chagas em sua recente crítica ao Presidente Luiz Inácio da Silva na questão das aposentadorias. Segundo Franco, Chagas esqueceu, ou desconhece, que um curso de Torneiro Mecânico, básico ou profissional, é, na maior parte dos seus programas, Física Aplicada, Estática e Dinâmica, auxiliadas pela Geometria. Ninguém cursa o SENAI para estudar a tão fecunda Física Teórica de Mário Schenberg, José Leite Lopes, Albert Einstein, Werner Heisenberg e outros.
E assinala ainda Paulo Franco: No Brasil de hoje, dados do MEC/INEP há um deficit de 200.000 (duzentos mil) professores de Ciências, no ensino fundamental. Traduzindo, milhares e milhares de crianças saem de escolas brasileiras sem terem aprendido noções básicas de Biologia, Física, Matemática e Química. Ao que tudo indica a situação, em termos relativos, é mais grave do que nos anos 50 e 60.
Caso o jornalista Carlos Chagas tome conhecimento do que foi dito neste blog - e mais o complemento esclarecedor de Paulo Franco - não seria o caso dele pedir desculpas públicas pelo erro que cometeu, movido pelo preconceito, e pensar duas vezes antes falar sobre o grau de escolaridade do Presidente da República?
Seria o caso também de lembrar a Carlos Chagas que presidentes letrados, possivelmente conhecedores de Física, por terem estudado em bons colégios frequentados pelos filhos da elite, que falavam várias línguas, foram os responsáveis por uma série de retrocessos no Brasil. Que o digam Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, para ficar nos mais recentes.
Em suma: ficou mais do que comprovado que grau de escolaridade não credencia necessariamente alguém para ser Presidente da República. Quem pensa ao contrário está imbuido de uma cultura movida pelo preconceito e senso comum, podendo cair no mesmo desvio cometido por Carlos Chagas em suas críticas ao Presidente Lula.
Em tempo - Informe Paulo Franco que Carlos Chagas deveria tomar conhecimento
Programa do Curso de Torneiro Mecânico Profissional 160 h - SENAI-SC - São José:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO MECÂNICO - Normalização; Perspectivas; Projeções; Cortes e secções; Cotagem; Tolerâncias dimensionais e de forma geométrica; Acabamento Superficial. METROLOGIA - Sistema Internacional de Unidades, Sistema Métrico e Sistema Inglês; Equipamentos de Medição (paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e goniômetros). MATERIAIS - Aço carbono, características, classificações e propriedade mecânicas; Aço ligas, características, classificações e propriedade mecânicas; Metais não ferrosos; Ligas de metais não ferrosos; Ferro fundido (composição, características, tipos); Polímeros Técnicos. TECNOLOGIA DA OCUPAÇÃO - Torno mecânico horizontal (partes principais e acessórios); Velocidade de corte; Velocidade de avanço; Rotação da Árvore; Ferramentas de corte, tipos e aplicações. PRÁTICA DA OCUPAÇÃO - Torneamento com placa universal; Torneamento entre placa e ponta; Torneamento entre pontas; Facea r; Fazer furo de centro; Furar; Sangrar e Cortar; Tornear superfície cilíndrica externa e interna; Tornear superfície cônica externa e interna; Tornear superfície côncava e convexa; Roscar com machos e cossinetes; Calcular as engrenagens da grade para roscar no torno; Usinar roscas diversas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário