SEPE (Sindicato Estadual dos Professores) mostra como avaliação do ensino no Município do Rio é uma farsa.
Um dos pontos principais da campanha eleitoral para Prefeito do Rio na área da educação foi a defesa do fim da passagem de ano automática. O Prefeiro eleito, Eduardo Paes, fez inúmeras promessas nesse sentido. Pois bem, segundo este documento, a avaliação atual é uma passagem de ano automática, de forma disfarçada, para enganar a opinião pública. Um estudo mais apurado do tema feito pelo SEPE mostra o que de fato está ocorrendo. O que dirá a Secretária de Educação, Claudia Costin? Com a palavra a referida senhora. (MAJ)
A prova externa aplicada na rede tem por finalidade, segundo a SME, “uma avaliação criteriosa dos avanços no processo ensino-aprendizagem”. Porém a prova do 4° bimestre aplicada no dia 2 de dezembro foi uma repetição de questões dos bimestres anteriores, constituindo-se em uma forma grosseira de avaliação por instrução programada, onde prevalece o estímulo à repetição e memorização de resultados, e não o desenvolvimento lógico e consciente das questões propostas.
Tendo em vista que os alunos já haviam trabalhado exatamente os mesmos exercícios em provas anteriores, entendemos que esta prova não pode ser considerada como parâmetro para a conceituação dos alunos. O resultado desta prova também não pode ser divulgado e utilizado para fins de demonstração de índice de desenvolvimento da educação municipal.
Para nós o objetivo do governo municipal com este tipo de instrumento externo é o de retirar toda a autonomia do professor pensar e elaborar o seu trabalho, e com isso transformá-lo em mero aplicador dos pacotes da SME, além de ser um instrumento para estabelecer o ranking entre escolas e professores, e ainda uma tentativa de iludir a comunidade na divulgação de resultados de provas que em absoluto expressam a realidade.
A aplicação deste tipo de prova em nada contribui para a verdadeira tarefa de avaliação dos alunos, uma vez que esta se dá em sala de aula, no dia a dia, e com os respectivos professores das turmas, de forma cumulativa.
Não pode-se permitir que os governos continuem empregando o dinheiro público em provas que de nada servem a não ser para criar rankings com índices artificiais para o aumento de verbas repassadas pelo governo federal, que não se materializam em investimentos reais para as escolas, além de serem parte da propaganda para iludir a opinião da sociedade quanto ao desenvolvimento do ensino público.
Neste sentido, gostaríamos de propor medidas de intervenção do MEC e do MP para garantir o respeito ao processo avaliativo feito por nossos profissionais:
- Considerar a prova do 4º bimestre da rede municipal do Rio de Janeiro nula no que se refere a utilização das notas desta prova para conceituar os alunos;
- Autonomia pedagógica para os profissionais lançarem seus conceitos a partir de suas próprias avaliações;
- Não divulgação dos resultados destas provas para que não sejam utilizados como índices enganosos para a opinião pública;
- Que a SME demonstre os custos que estas provas representam aos cofres da prefeitura;
- A suspensão deste tipo de prova implementado pelo município já que há indício de manipulação de resultados;
- Que a secretaria esclareça quais são os objetivos de provas como estas.
Queremos ainda lembrar que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) discorre em seus artigos sobre o tema da autonomia pedagógica
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas
Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observada as normas gerais de direito financeiro público
Art. 24. A educação ... será organizada de acordo com as ...regras:
V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
Anexamos a este ofício um estudo feito pelo SEPE, quanto à cópia de questões de bimestres anteriores, na confecção da prova do 4º bimestre.
A comparação feita não levou em consideração as provas aplicadas no primeiro bimestre, já que até então não tivemos acesso a elas.
- Prova do ano final do ciclo (antiga segunda série)
Matemática
1ª questão = 2ª questão da prova do 3º bimestre
2ª questão = 1ª questão da prova do 2º bimestre
3ª questão = 4ª questão da prova do 3º bimestre
4= 18 do 2º bimestre
5= 19 do 2º bimestre
6= 10 do 3º bimestre
7= 1 do 3º bimestre
8 = 5 do 3º bimestre
9= ?
10=?
Língua Portuguesa
11 = 11 do 3º bimestre
12 =?
13= 12 do 2º bimestre
14= ?
15= 12 do 3º bimestre
16= ?
17= ?
18= 8 do 2º bimestre
19 = 18 do 3º bimestre
20=25 do 3º bimestre
21 = 16 do 3º bimestre
22 = 14 do 2º bimestre
23 = ?
24 =?
25= ? De 25 questões , 9 não foram detectadas entre o 2º ou 3º bimestre, - ver o 1 º bimestre
- 6º ano (antiga 5ª série)
Matemática
1= 1 do 3º bimestre
2=2 do 3º bimestre
3 = ?
4 = 19 do 2º bimestre
5= 6 do 3º bimestre
6 = 25 do 2º bimestre
7 = 27 do 2º bimestre
8 = 26 do 2º bimestre
9 = 30 do 2º bimestre
10 = ?
11= 12 do 3º bimestre
12 = ?
13= ?
14=?
15=?
Língua Portuguesa
16 = 1 do 2º bimestre
17 = 2 do 2º bimestre
18 = 18 do 3º bimestre
19 = 13 do 3º bimestre
20 = 14 do 3º bimestre
21 = 11 do 2º bimestre
22 = 7 do 3º bimestre
23 = 5 do 2º bimestre
24 = 16 do 3º bimestre
25 = 10 do 2º bimestre
26 = ?
27 = ?
28 =?
29 = ?
30= ?
De 30 questões 11 não sabemos se foram copiadas. (1º bimestre?)
o 7º ano (antigo 6ª série)
Matemática
1= 20 do 2º bimestre
2=23 do 2º bimestre
3 = 22 do 2º bimestre
4 = 26 do 2º bimestre
5 = 28 2º bimestre
6= 2 do 3º bimestre
7 = 4 3º do bimestre
8 = 8 3º do bimestre
9 = 9 3º do bimestre
10 – 15 3º do bimestre
11 = ?
12 = ?
13 = ?
14= ?
15 = ?
Língua Portuguesa
16 =20 3º do bimestre
17 = ?
18 = 1 do 2º bimestre
19 2 do 2º bimestre
20 = 2 do 2º bimestre
21 = 5 do 2º bimestre
22 = ?
23 = ?
24 = 23 3º do bimestre
25 = ?
26 = ?
27 = 28 3º do bimestre
29 = ?
30 = ?
De 30 questões 12 sem correlação no 2º ou 3º bimestre
o 8º ano ( antiga sétima série)
Matemática
1 = 17 do 2º bimestre
2 =18 do 2º bimestre
3 = 20 do 2º bimestre
4 = 26 do 2º bimestre
5 = 27 do 2º bimestre
6= 6 do 3º bimestre
7 = 9 do 3º bimestre
8 = 10 do 3º bimestre
9 = 14 do 3º bimestre
10 = 15 do 3º bimestre
11 = ?
12=?
13 = ?
14 = ?
15 = ?
Língua Portuguesa
16 = 1 do 2º bimestre
23 =?
24 = 9 do 2º bimestre
25 = 12 do 2º bimestre
26 = ?
27 = ?
28 = ?
29 = ?
30 = 25 do 3º bimestre
De 30 questões, 10 sem repetição?
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
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Parabéns pelo blog a serviço dos sofridos professores. Divulguemos nossa luta, formemos rede, na busca da efetivação dos direitos fundamentais e da plena cidadania. Não deixem de visitar o meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com
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