Media da Alba entrou em vigor nesta última quarta-feira (27)
Informação da Agência Adital
Desde a última quarta-feira (27), entrou em vigor o Sistema Único de Compensação Regional (Sucre), moeda adotada pelos membros da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba). Inicialmente virtual, a unidade de conta começará valendo US$ 1,25. A expectativa é que o Sucre facilite as transações entre os países da Alba e que, no futuro, substitua o dólar estadunidense no comércio do bloco.
De acordo com notícia da Rádio Nacional da Venezuela, o ministro da Energia Elétrica da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirma que a moeda funcionará, no início, de forma virtual, apenas por via eletrônica. A intenção é, primeiramente, formar uma unidade contábil para que, aos poucos, a moeda se fortaleça e forme uma unidade de reserva.
Segundo o ministro, a primeira operação a utilizar o Sucre será um carregamento de arroz que sairá da Venezuela para Cuba, previsto para ocorrer nos próximos dias. Apesar de somente agora começar a valer, a moeda já havia sido acordada entre os países da Alba desde novembro de 2008.
A unidade contábil entra em vigor após a finalização do desenho técnico e do estabelecimento de uma plataforma que atuará em tempo real. Além da nova moeda, os membros da Aliança já contavam com o Banco da Alba. A ideia é que o Sucre possa fortalecer não só o comércio entre os países do bloco, mas também de toda a América Latina e Caribe.
Publicada em 27/01/2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário