Avança a revolução bolivariana
Deu na Agência Prensa Latina*
Caracas - A Assembleia Nacional da Venezuela instalou na pultima quarta-feira (6) suas 15 comissões permanentes com a meta de impulsionar leis garantidas da base jurídica necessária para avançar na construção do socialismo.
Na agenda dos grupos de trabalho para o período legislativo 2010 sobressaem normas promotoras do poder popular, da controladoria social, do planejamento central e da propriedade social.
Destacam ademais iniciativas em matéria de agricultura, saúde, economia e segurança cidadã.
A frente das comissões repetem muitos dos parlamentares que as encabeçaram no ciclo anterior, o que possibilita a continuidade do trabalho.
No dia anterior foi ratificada na presidência da Assembleia a deputada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) Cilia Flores, que depois de receber juramento designou as chefaturas dos grupos especializados em política Interior e Exterior, Controladoria, Finanças, Educação, Ambiente e Defesa.
Também nomeou os encarregados de dirigir os debates internos em assuntos de Desenvolvimento Social, Povos Indígenas, Administração e Serviços Públicos, Participação Cidadã, Ciência, Energia e Minas, Desenvolvimento Econômico e Família.
Segundo Flores, o Hemiciclo terá neste ano grandes desafios, entre eles a aprovação de leis destinadas a abrir o caminho da construção do socialismo.
Defendemos esse modelo acima de um sistema capitalista imerso em sua pior crise a nível mundial, apontou.
A respeito, recordou que as 50 leis sancionadas em 2009 perseguiram a consolidação de uma proposta revolucionária de sociedade.
O trabalho da Assembleia em 2010 estará marcado por umas eleições parlamentares, previstas 26 de setembro, nas quais o PSUV buscará manter a maioria absoluta no hemiciclo.
De acordo com o presidente Hugo Chávez, uma derrota nas urnas colocaria em perigo a continuidade do processo de mudança encaminhado a converter-se no socialismo do Século XXI.
Se a oposição ganha as legislativas tratará de jogar por terra as leis aprovadas com tal propósito, advertiu.
Os antecedentes e as pesquisas outorgam o triunfo ao PSUV, mas existe incógnita quanto se vai se manter maioria absoluta para neutralizar bloqueios e manobras dilatórias no Congresso.
(*) Publicado em 06/01/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário