Quem está no comando da Casa Branca, Barack Obama ou Hillary Clinton e os lobbies das armas e AIPAC?
Fonte: Pravda.ru
O Presidente Hugo Chávez tem razão. Há um lado sinistro e dissimulado, escondido e enganoso na diplomacia de Washington e o documento que estamos prestes a revelar o comprove. Quem está no comando da Casa Branca, Barack Obama ou Hillary Clinton e os lobbies das armas e AIPAC? Depois de ler isto, não pode haver dúvidas.
Eva Golinger* descobriu este documento, "Departamento da Força Aérea, Construção Militar programa fiscal Ano de 2010", elaborado em Maio de 2009, enviado pelo Pentágono à Casa do Congresso dos EUA. Este é o documento denunciado pelo Presidente Hugo Chávez na reunião da UNASUL em 28 de agosto de 2009, em Bariloche, relativamente à questão da base dos E.U.A. em Palanquero, Colômbia e comprova a veracidade da Filosofia Geral de Mobilidade da Força Aérea dos E.U.A, na América Latina.
O Presidente Alvaro Uribe e a Secretária de Estado Hillary "Zona de Guerra" Clinton são mentirosos, de acordo com este documento. Uribe e o Departamento de Estado dos EUA declararam, em 30 de Outubro de 2009, por ocasião da assinatura do acordo militar entre Washington e Bogotá, que o documento em causa autorizava operações apenas no território da Colômbia (com vista à luta contra o tráfico de drogas e "terrorismo ").
O documento menciona " superioridade mundial na classe espacial ". Na página 217 do documento ** sobre a base de Palanquero afirma claramente: "Missão ou Funções principais: Esta Localização de Segurança Cooperativa (CSL) aumenta a Defesa Global dos EUA (PIB), que dirige a estratégia de desenvolvimento de uma presença global e integrada e basear a estratégia alinhada com os princípios do desenvolvimento das relações com países parceiros. Palanquero fornece uma oportunidade para a realização de operações de espectro total na América do Sul, incluindo missões NC (Operações contra NarcoTráfico). Ele também apoia missões de mobilidade, oferecendo acesso a todo o continente, exceto a região do Cabo Horn, se o combustível estiver disponível, e mais da metade do continente se tem reabastecimento ".
Full Spectrum Dominance é um conceito E.U.A. militar envolvendo uma estrutura militar conjunta de controle sobre todos os elementos do campo de batalha em uma região (terra, ar, mar, espaço). É uma doutrina estratégica adotada pelos E.U.A. nos últimos anos no que diz respeito à preparação para controlar qualquer situação, com uma vasta gama de opções militares.
Página 218 fala sobre operações não na Colômbia, mas na "sub-região" e cito: "A Localização (CSL) em Palanquero melhor apoia a Estratégia de Postura de Teatro (de conflito) da COCOM e demonstra nosso compromisso para com esta relação. O desenvolvimento deste CSL ( Localização de Segurança Cooperativa) proporciona uma oportunidade única para operações de espectro total de uma sub-região crítica de nosso continente, onde a segurança e a estabilidade estão sob ameaça constante de narcóticos financiando insurreições terroristas, governos anti-americanos, a pobreza endémica e repetição de desastres naturais".
O documento refere a "teatro de operações", "aviões operacionais" e, em seguida, justifica a localização de Palanquero devido ao factor geográfico e o fato de que "minimiza o perfil militar dos E.U.A." e ainda refere-se ao "acesso e presença regional".
"Palanquero é inquestionavelmente o melhor local para investir no desenvolvimento de infra-estrutura dentro de Colômbia. A sua localização central, está ao alcance de operações contra narco-terroristas na área Andina, a pista e instalações existentes no aeródromo irão reduzir os custos de construção; seu isolamento maximiza a Segurança Operacional (OPSEC) e a Proteção da Força e minimiza o perfil militar dos E.U.A. A intenção é aproveitar as infra-estruturas, na medida do possível, melhorar a capacidade de responder dos E.U.A. rapidamente em questões de crise e garantir o acesso regional e presença a um custo mínimo".
"Palanquero apoia a missão da mobilidade através do acesso a todo o Continente da América do Sul, com exceção da região do Cabo Horn (das tormentas), se o combustível estiver disponível, e mais da metade do continente sem reabastecimento".
Na mesma seção temos uma referência à necessidade de efectuar actualizações para Palanquero porque "Se essas atualizações não são cumpridas, ele irá limitar seriamente a capacidade de USSOUTHCOM para apoiar os E.U. Postural Global Defense (PIB), estratégia que orienta o desenvolvimento de uma presença global e integrada e basear a estratégia alinhada com os princípios do desenvolvimento de relações com as nações parceiras, garantindo benefícios mútuos entre os E.U.A. e nações parceiras, limitado restrições à liberdade de ação dos E.U.A. por parte dos países parceiros e partilha adequada de custos ".
Mas afinal isso se limita à Colômbia, ou então tem a ver com o continente latino-americano?
(*)Promotora Federal de Nova York, vivendo em Caracas desde 2005.
Data de Publicação: 06.03.2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário