Um "perigosa" suspeita de ser terrorista

Um "perigosa" suspeita de ser terrorista
Menina de 6 anos no index dos EUA

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz
Seleção de Maradona é politizada

Matéria paga censurada pelo Financial Times

Matéria paga censurada pelo Financial Times
Grande imprensa britânica não se comporta democraticamente

Barão de Itararé

Barão de Itararé
Pai da imprensa alternativa, um batalhador de causas justas e muito bem humorado

Crianças palestinas acorrentadas

Crianças palestinas acorrentadas
A foto fala por si só

Piñera y al fondo su mentor

Piñera y al fondo su mentor
Será coincidência?

Manchete de jornal venezuelano em 1992

Manchete de jornal venezuelano em 1992
El Nacional informa

Ministro Jobim não se dá ao respeito

Ministro Jobim não se dá ao respeito
Em traje de campanha, Ministro da Defesa se exibe para a mídia

Personagens da época da Guerra Fria

Personagens da época da Guerra Fria
EUA patrocinou o golpe que derrubou Jango

Ingerência da CIA na Colômbia

Ingerência da CIA na Colômbia
Uribe acabou e agora faz falta um outro de melhor aparência

Uribe no fim de linha

Uribe no fim de linha
Presidente colombiano é marionete dos EUA

Coca Colla boliviana

Coca Colla boliviana
Refrigerante competirá com a Coca-Cola na Bolívia

A importância da agroecologia

A importância da agroecologia
Transgêniucos prejudicam a agroecologia

Uma publicação sintonizada no seu tempo

Uma publicação sintonizada no seu tempo
New Left Review

Plataforma Ocean Guardian

Plataforma Ocean Guardian
Objetivo é encontrar um mar de petróleo nas Malvinas

Cutrale a, a multinacional que tudo pode

Cutrale a, a multinacional que tudo pode
Alerta de Latuff

Uma visão sobre a impunidade

Uma visão sobre a impunidade
O desejo de muitos brasileiros

Mais arte popular desconhecida do Haiti

Mais arte popular desconhecida do Haiti
Visão de mulheres trabalhadoras haitianas

A pouco conhecida arte do Haiti

A pouco conhecida arte do Haiti
As riquezas da cultura do Haiti

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

america latina

america latina

a gente não se despede de mario benedetti

a gente não se despede de mario benedetti
um escritor imortal

boris casoy

boris casoy
boris para o lixo

domingo, 7 de março de 2010

(EUA - Relações com América Latina) - O Departamento do Estado Governa os E.U.A.?

Quem está no comando da Casa Branca, Barack Obama ou Hillary Clinton e os lobbies das armas e AIPAC?

Fonte: Pravda.ru

O Presidente Hugo Chávez tem razão. Há um lado sinistro e dissimulado, escondido e enganoso na diplomacia de Washington e o documento que estamos prestes a revelar o comprove. Quem está no comando da Casa Branca, Barack Obama ou Hillary Clinton e os lobbies das armas e AIPAC? Depois de ler isto, não pode haver dúvidas.

Eva Golinger* descobriu este documento, "Departamento da Força Aérea, Construção Militar programa fiscal Ano de 2010", elaborado em Maio de 2009, enviado pelo Pentágono à Casa do Congresso dos EUA. Este é o documento denunciado pelo Presidente Hugo Chávez na reunião da UNASUL em 28 de agosto de 2009, em Bariloche, relativamente à questão da base dos E.U.A. em Palanquero, Colômbia e comprova a veracidade da Filosofia Geral de Mobilidade da Força Aérea dos E.U.A, na América Latina.

O Presidente Alvaro Uribe e a Secretária de Estado Hillary "Zona de Guerra" Clinton são mentirosos, de acordo com este documento. Uribe e o Departamento de Estado dos EUA declararam, em 30 de Outubro de 2009, por ocasião da assinatura do acordo militar entre Washington e Bogotá, que o documento em causa autorizava operações apenas no território da Colômbia (com vista à luta contra o tráfico de drogas e "terrorismo ").

O documento menciona " superioridade mundial na classe espacial ". Na página 217 do documento ** sobre a base de Palanquero afirma claramente: "Missão ou Funções principais: Esta Localização de Segurança Cooperativa (CSL) aumenta a Defesa Global dos EUA (PIB), que dirige a estratégia de desenvolvimento de uma presença global e integrada e basear a estratégia alinhada com os princípios do desenvolvimento das relações com países parceiros. Palanquero fornece uma oportunidade para a realização de operações de espectro total na América do Sul, incluindo missões NC (Operações contra NarcoTráfico). Ele também apoia missões de mobilidade, oferecendo acesso a todo o continente, exceto a região do Cabo Horn, se o combustível estiver disponível, e mais da metade do continente se tem reabastecimento ".

Full Spectrum Dominance é um conceito E.U.A. militar envolvendo uma estrutura militar conjunta de controle sobre todos os elementos do campo de batalha em uma região (terra, ar, mar, espaço). É uma doutrina estratégica adotada pelos E.U.A. nos últimos anos no que diz respeito à preparação para controlar qualquer situação, com uma vasta gama de opções militares.

Página 218 fala sobre operações não na Colômbia, mas na "sub-região" e cito: "A Localização (CSL) em Palanquero melhor apoia a Estratégia de Postura de Teatro (de conflito) da COCOM e demonstra nosso compromisso para com esta relação. O desenvolvimento deste CSL ( Localização de Segurança Cooperativa) proporciona uma oportunidade única para operações de espectro total de uma sub-região crítica de nosso continente, onde a segurança e a estabilidade estão sob ameaça constante de narcóticos financiando insurreições terroristas, governos anti-americanos, a pobreza endémica e repetição de desastres naturais".

O documento refere a "teatro de operações", "aviões operacionais" e, em seguida, justifica a localização de Palanquero devido ao factor geográfico e o fato de que "minimiza o perfil militar dos E.U.A." e ainda refere-se ao "acesso e presença regional".

"Palanquero é inquestionavelmente o melhor local para investir no desenvolvimento de infra-estrutura dentro de Colômbia. A sua localização central, está ao alcance de operações contra narco-terroristas na área Andina, a pista e instalações existentes no aeródromo irão reduzir os custos de construção; seu isolamento maximiza a Segurança Operacional (OPSEC) e a Proteção da Força e minimiza o perfil militar dos E.U.A. A intenção é aproveitar as infra-estruturas, na medida do possível, melhorar a capacidade de responder dos E.U.A. rapidamente em questões de crise e garantir o acesso regional e presença a um custo mínimo".

"Palanquero apoia a missão da mobilidade através do acesso a todo o Continente da América do Sul, com exceção da região do Cabo Horn (das tormentas), se o combustível estiver disponível, e mais da metade do continente sem reabastecimento".

Na mesma seção temos uma referência à necessidade de efectuar actualizações para Palanquero porque "Se essas atualizações não são cumpridas, ele irá limitar seriamente a capacidade de USSOUTHCOM para apoiar os E.U. Postural Global Defense (PIB), estratégia que orienta o desenvolvimento de uma presença global e integrada e basear a estratégia alinhada com os princípios do desenvolvimento de relações com as nações parceiras, garantindo benefícios mútuos entre os E.U.A. e nações parceiras, limitado restrições à liberdade de ação dos E.U.A. por parte dos países parceiros e partilha adequada de custos ".

Mas afinal isso se limita à Colômbia, ou então tem a ver com o continente latino-americano?

(*)Promotora Federal de Nova York, vivendo em Caracas desde 2005.

Data de Publicação: 06.03.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário