Quatro são detidos em manifestação pacífica em favor do uso de bicicleta como transporte público
Talita Noguchi*
A terceira edição da Pedalada Pelada (versão nacional da World Naked Bike Ride), realizada hoje, 13/3, em São Paulo, terminou com violência policial e detenção de ao menos 4 ciclistas. Segundo estimativas, cerca de 100 pessoas participavam da manifestação.
Por volta das 16h, quando os ciclistas encontravam-se na rua Avanhandava, um deles, identificado como Afonso, foi detido pela polícia, acusado de desacato. Outro ciclista, Gustavo, que se aproximou para conversar com os policiais, também acabou detido. Ele foi despido pela própria polícia (teve a bermuda arrancada), agredido e algemado. Em seguida, foi colocado à força no camburão. No momento (19h), ambos encontram-se na carceragem da 4ª DP.
Duas outras ciclistas, Laura Sobenes Sono e Talita Noguchi, também foram levadas para a delegacia, autuadas por "ato obsceno". De acordo com Talita, no momemnto da detenção, a jornalista Renata Falzoni (ESPN) e a ciclista Sarah Elizabeth, que estavam próximas ao local, foram ameaçadas de atropelamento, por policiais. Além disso, os ciclistas também foram reprimidos com spray de pimenta.
A World Naked Bike Ride é um protesto pacífico que acontece em dezenas de cidades do mundo. Seu principal objetivo é defender a inclusão do uso de bicicletas nas políticas de transportes da cidade, além de denunciar a poluição causada pelos automóveis e o aumento do número de mortes no trânsito na capital.
(*) estudante de história da USP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário