Um "perigosa" suspeita de ser terrorista

Um "perigosa" suspeita de ser terrorista
Menina de 6 anos no index dos EUA

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz
Seleção de Maradona é politizada

Matéria paga censurada pelo Financial Times

Matéria paga censurada pelo Financial Times
Grande imprensa britânica não se comporta democraticamente

Barão de Itararé

Barão de Itararé
Pai da imprensa alternativa, um batalhador de causas justas e muito bem humorado

Crianças palestinas acorrentadas

Crianças palestinas acorrentadas
A foto fala por si só

Piñera y al fondo su mentor

Piñera y al fondo su mentor
Será coincidência?

Manchete de jornal venezuelano em 1992

Manchete de jornal venezuelano em 1992
El Nacional informa

Ministro Jobim não se dá ao respeito

Ministro Jobim não se dá ao respeito
Em traje de campanha, Ministro da Defesa se exibe para a mídia

Personagens da época da Guerra Fria

Personagens da época da Guerra Fria
EUA patrocinou o golpe que derrubou Jango

Ingerência da CIA na Colômbia

Ingerência da CIA na Colômbia
Uribe acabou e agora faz falta um outro de melhor aparência

Uribe no fim de linha

Uribe no fim de linha
Presidente colombiano é marionete dos EUA

Coca Colla boliviana

Coca Colla boliviana
Refrigerante competirá com a Coca-Cola na Bolívia

A importância da agroecologia

A importância da agroecologia
Transgêniucos prejudicam a agroecologia

Uma publicação sintonizada no seu tempo

Uma publicação sintonizada no seu tempo
New Left Review

Plataforma Ocean Guardian

Plataforma Ocean Guardian
Objetivo é encontrar um mar de petróleo nas Malvinas

Cutrale a, a multinacional que tudo pode

Cutrale a, a multinacional que tudo pode
Alerta de Latuff

Uma visão sobre a impunidade

Uma visão sobre a impunidade
O desejo de muitos brasileiros

Mais arte popular desconhecida do Haiti

Mais arte popular desconhecida do Haiti
Visão de mulheres trabalhadoras haitianas

A pouco conhecida arte do Haiti

A pouco conhecida arte do Haiti
As riquezas da cultura do Haiti

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

america latina

america latina

a gente não se despede de mario benedetti

a gente não se despede de mario benedetti
um escritor imortal

boris casoy

boris casoy
boris para o lixo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

(Suíça - Economia) - Comércio de commodities: um negócio que cresce na Suíça. (Keystone)

Suíça é plataforma mundial do comércio de petróleo e grão

Matthew Allen - adaptação:Alexander Thoele)


Fonte: Keystone

Enquanto as indústrias manufatureiras, relojoeiras e bancos fazem as manchetes dos jornais, as empresas suíças de comercialização de matérias-primas têm progredido em grande parte na surdina.
No ano passado, os negócios feitos na área de commodities como petróleo, grãos e eletricidade contribuíram com cerca de 2% do PIB suíço - quase tanto quanto o turismo. Mas esse setor discreto passa também por mudanças.

A Suíça tem sido há muito tempo um centro global de negócios na área de commodities graças à sua posição central no continente europeu, a forte tradição bancária e um sistema econômico e político estável.

O fluxo de algodão e café passou pelas fronteiras suíças durante vários séculos, enquanto o "boom" da indústria petroleira no Oriente Médio e na Rússia aumentou a importância da Suíça. Mas mudanças recentes no setor de comercialização de matérias-primas, através da utilização de instrumentos financeiros cada vez mais complexos para negociar e especular, levou a uma explosão das atividades no cantão de Zug e também em Genebra.

"Houve um enorme impulso para esse setor há dez anos", explica Emmanuel Fragnière, vice-diretor do programa de bacharelado em comércio exterior na Escola de Administração de Friburgo. "Com o passar do tempo, os negócios nessa área começaram a parodiar o setor financeiro. Foi no momento em que o mercado de commodities se tornou mais volátil."

"Isso criou uma nova demanda de infraestrutura de apoio, como informática, assistência jurídica e serviços de consultoria operacional."

Economistas estão começando a levar mais a sério o setor de negociação de commodities, uma vez que sua contribuição ao PIB aumentou de menos de 0,5% em 2003 para 2% no ano passado. O Instituto Econômico Suíço (KOF, na sigla em alemão), da Escola Politécnica de Zurique, dá agora mais peso ao setor quando realiza suas previsões econômicas para o país.

Com seis mil empregos apenas na região de Genebra - e mais ainda nos gigantes de Zug como a empresa Glencore - a Suíça é vista como um dos mais importantes atores globais no comércio de commodities, ao lado de Londres e Cingapura.

Inúmeras multinacionais de peso tem hoje uma presença importante na Suíça. Glencore, Vitol, Trafigura, Guvnor e Mercuria são apenas alguns dos bem estabelecidos grandes nomes, gerando bilhões de dólares de lucros no ano passado.

Os gigantes globais são complementados por uma profusão de empresas menores na região de Genebra, todas especializadas em serviços de nicho e comércio. No entanto, a crise financeira cobrou sua parte das pequenas empresas quando os lucros caíram juntamente com o preço das commodities no ano passado e o crédito nesse setor volátil se tornou mais difícil de encontrar.

Data de Publicação: 12 de abril de 2010

Impacto da crise financeira
Todo o panorama do setor se transformou no ano passado, como avalia o operador Samir Zreikat, baseado em Genebra. As empresas mais afetadas pelas turbulências foram aquelas que eram suficientemente grandes para estar mal expostas, mas pequenas demais para lidar sozinhas com as consequências financeiras.

"Estamos testemunhando uma mudança no setor, onde os grandes "players" se tornam cada vez maiores e as menores empresas, e de melhor desempenho, se tornam cada vez mais dinâmicas", conta à swissinfo.ch. "Estamos vendo uma deslocação para os extremos no momento em que os atores medianos começam a desaparecer."

Outra ameaça para o sucesso contínuo dos negociantes de commodities baseados na Suíça é a pressão sobre o sigilo bancário. Confidencialidade desempenha um papel importante na realização de negócios com governos e também na habilidade de colocar a carta certa na mesa ao especular sobre a flutuação de preços.

A Suíça foi forçada a ceder terreno no ano passado durante uma cruzada internacional contra o sigilo no seu sistema financeiro. "Embora o comércio de commodities não tenha ligações com evasão fiscal, o sigilo bancário tem um papel fundamental pelo fato de o setor ter se tornado mais financeiro em sua natureza", avalia Fragnière.

"Obscuridade faz parte do negócio", declara. "Transparência não é sempre uma boa coisa quando se faz negócios com um governo, pois em muitos casos se está próximo demais de uma situação política delicada."

Mundo secreto

Por vezes, essa obscuridade mancha a reputação do setor, particularmente quando os negócios são realizados com regimes não democráticos em partes do mundo em conflito. Mineração e produção de petróleo são muitas vezes associados à exploração, enquanto empresas podem se encontrar facilmente em situações complicadas por ter negociado com os regimes incorretos.

Muito tem sido feito através de tentativas recentes através da Glenclore de comprar publicamente a gigante do setor de mineradoras Xstrata. Havia fortes rumores de que ela também entraria na bolsa, acompanhando uma oferta de 2,2 bilhões de dólares (2,35 bilhões de francos) em títulos em dezembro passado.

Porém observadores acreditam que o setor de commodities está predestinado a crescer ainda mais no futuro, impulsionado pela demanda maciça de petróleo e minerais por parte de países como a China, a nova tendência do biocombustível e invocações recentes como o comércio de créditos de carbono.

"Haverá possivelmente poucos atores no futuro e que se parecerão cada vez mais com bancos", prevê Zreikat. "Mas a principal atividade do setor continua sendo essencialmente transportar mercadorias de um lado para o outro. Os operadores continuam tendo um papel importante frente à necessidade de países e populações do mundo."

Matthew Allen, swissinfo.ch
(Adaptação: Alexander Thoele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário