Sábado, 21 de novembro de 2009
Jakobskind lança livro no Uruguai
27/10/2009
Colaboração Juan C. Guimaraens
Com a presença dos Embaixadores do Brasil, José Felício; de Cuba, Carmen Zilia Pérez Mazón; do Equador, Edmundo Vera; e da Conselheira da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela, Aura Contreras Boyer, foi lançado na noite desta segunda-feira, dia 26, em Montevidéu (URU), o livro "A pesar del Bloqueo, 50 años de Revolución!", de autoria do jornalista Mário Augusto Jakobskind, Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa e integrante da Comissão de Liberdade de Expressão e Direitos Humanos da ABI.
Também prestigiaram o evento, o jornalista Wilfredo Alayón, correspondente da Agencia Prensa Latina no Uruguai; Maria Caridad Balaguer, Conselheira da Embaixada cubana no Uruguai; e Luiz Polakof, Secretário de Assuntos Econômicos e Internacionais da Prefeitura de Montevidéu.
O livro de Jakobskind traça uma radiografia dos 50 anos da Revolução Cubana e é uma atualização da obra lançada em 1984, na Suécia, intitulada "A pesar del Bloqueo, un reportero carioca em Cuba", sobre os 25 anos do acontecimento histórico que transformou a ilha caribenha no primeiro país socialista da América Latina.
"A pesar del Bloqueo, 50 años de Revolución!", que está circulando em todo Uruguai e brevemente será distribuído na Argentina, apresenta os principais acontecimentos históricos desenvolvidos em Cuba, inclusive a participação de cubanos na luta pela independência de países africanos de língua portuguesa, como Angola, e as sucessivas tentativas de desestabilização do regime cubano, por meio de incursões terroristas.
Luta
O Embaixador José Felício destacou, durante o lançamento, a importância de um jornalista brasileiro apresentar aos leitores latino-americanos “a realidade pouco conhecida na Região do Cone Sul”.
Para a Embaixadora cubana no Uruguai, Carmen Zilia Pérez Mazón, o livro de Jakobskind “expressa, em linguagem jornalística e sensível, a realidade do país que sofre um bloqueio de quase 50 anos por parte dos Estados Unidos”.
A trajetória jornalística de Jakobskind em defesa dos povos latino-americanos foi destacada pelo Embaixador equatoriano Edmundo Vera e pela Conselheira venezuelana Aura Contreras.
O jornalista uruguaio Ricardo Soca, responsável pela edição do livro fez a apresentação do autor ao público presente na noite de autógrafos, lembrando que Jakobskind recebeu, no último dia 19, o título de "Visitante Ilustre de Montevidéu”, por sua ajuda a cidadãos uruguaios, vítimas da ditadura, durante o exílio no Rio de Janeiro, bem como em desagravo por sua expulsão do Uruguai em setembro de 1981.
Fonte: site ABI
sábado, 21 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário