Um "perigosa" suspeita de ser terrorista

Um "perigosa" suspeita de ser terrorista
Menina de 6 anos no index dos EUA

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz

Seleção argentina apoia Avós da Pça. de Mayo para o Nobel da Paz
Seleção de Maradona é politizada

Matéria paga censurada pelo Financial Times

Matéria paga censurada pelo Financial Times
Grande imprensa britânica não se comporta democraticamente

Barão de Itararé

Barão de Itararé
Pai da imprensa alternativa, um batalhador de causas justas e muito bem humorado

Crianças palestinas acorrentadas

Crianças palestinas acorrentadas
A foto fala por si só

Piñera y al fondo su mentor

Piñera y al fondo su mentor
Será coincidência?

Manchete de jornal venezuelano em 1992

Manchete de jornal venezuelano em 1992
El Nacional informa

Ministro Jobim não se dá ao respeito

Ministro Jobim não se dá ao respeito
Em traje de campanha, Ministro da Defesa se exibe para a mídia

Personagens da época da Guerra Fria

Personagens da época da Guerra Fria
EUA patrocinou o golpe que derrubou Jango

Ingerência da CIA na Colômbia

Ingerência da CIA na Colômbia
Uribe acabou e agora faz falta um outro de melhor aparência

Uribe no fim de linha

Uribe no fim de linha
Presidente colombiano é marionete dos EUA

Coca Colla boliviana

Coca Colla boliviana
Refrigerante competirá com a Coca-Cola na Bolívia

A importância da agroecologia

A importância da agroecologia
Transgêniucos prejudicam a agroecologia

Uma publicação sintonizada no seu tempo

Uma publicação sintonizada no seu tempo
New Left Review

Plataforma Ocean Guardian

Plataforma Ocean Guardian
Objetivo é encontrar um mar de petróleo nas Malvinas

Cutrale a, a multinacional que tudo pode

Cutrale a, a multinacional que tudo pode
Alerta de Latuff

Uma visão sobre a impunidade

Uma visão sobre a impunidade
O desejo de muitos brasileiros

Mais arte popular desconhecida do Haiti

Mais arte popular desconhecida do Haiti
Visão de mulheres trabalhadoras haitianas

A pouco conhecida arte do Haiti

A pouco conhecida arte do Haiti
As riquezas da cultura do Haiti

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

General Lazaro Cardenas y Fidel em 1959

america latina

america latina

a gente não se despede de mario benedetti

a gente não se despede de mario benedetti
um escritor imortal

boris casoy

boris casoy
boris para o lixo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

(Argentina - Meio de Comunicação) Jornalista acusa CIA por morte de empresario argentino

Para Juan Gasparini, autor de livro sobre sobre o início do caso Papel Prensa lança terceira edição de livro sob rfe o empresário David Graiver

Fuente: Opera Mundi

Em 1990, o jornalista argentino Juan Gasparini lançou um livro sobre um dos temas mais controvertidos da história recente da Argentina: a morte do empresário David Graiver, em um acidente de avião com causas nunca esclarecidas e a venda da Papel Prensa, principal empresa responsável pela fabricação e distribuição de papel-jornal para os jornais argentinos, aos grupos Clarín e La Nación, maiores conglomerados de mídia do país. Vinte anos depois, uma acusação feita pelo governo de Cristina Kirchner faz o assunto se tornar o centro da discussão política na Argentina.

Após mais de dois anos de pesquisa, Juan Gasparini escreveu El Crimen de Graiver, reeditado em 2007 sob o título David Graiver: El Banquero de los Montoneros e que agora chega à terceira edição. A nova versão acrescenta um prólogo e um epílogo que atualizam os acontecimentos e começou a chegar às livrarias da Argentina na última sexta-feira (

Em entrevista ao Opera Mundi, Gasparini fala sobre sua hipótese sobre a morte do banqueiro, sobre a obscura venda das ações da Papel Prensa e sobre o investimento de 17 millhões de dólares que teriam sido doados a Graiver pela guerrilha dos Montoneros, um dos braços armados do peronismo.

A primeira edição do livro foi lançada em 1990, sete anos após o fim do regime militar. Foi difícil encontrar o material para fazer a pesquisa para o livro? Como foi essa busca?

Para fazer uma investigação jornalística, é necessário juntar uma série de circunstâncias e condições. Eu tinha provas materiais e documentos, que já tinha usado na minha tese de doutorado em Genebra sobre a derrota da guerrilha peronista, que deu origem ao meu livro anterior sobre este assunto, Montoneros: final de cuentas, publicado em 1988. Tive também a sorte de conseguir uma parte importante dos autos do processo contra os Graiver que já existia na Justiça civil, após o fim da ditadura militar, em 1983. Pude examinar muita informação em Genebra com Alberto Naón, alto funcionário do grupo Graiver, que morava aqui, onde eu também moro. Consegui bastante material publicado na imprensa dos Estados Unidos e tive a sorte de conhecer um piloto do mesmo tipo de avião em que David Graiver morreu. Analisei as causas do acidente, que me levaram à conclusão de que foi um atentado.

Qual é sua hipótese sobre a morte de Graiver?

O que eu investiguei e defendo no meu livro, sem que ninguém tenha desmentido, é que foi um atentado executado pela CIA. Para mim, é evidente que as políticas dos EUA e da CIA, em particular, estavam totalmente entrelaçadas com as ditaduras. O próprio Senado norte-americano já pediu desculpas por essas intervenções.

Qual era a relação entre Graiver e os Montoneros?

Meu livro explora a hipótese de um investimento de cerca de 17 milhões de dólares dos Montoneros no grupo Graiver. Tratou-se, a meu ver, de uma operação combinada entre os chefes da organização e o próprio David Graiver, operação consentida pela então mulher dele, Lidia Papaleo, e conhecida pelo irmão do banqueiro, Isidoro Graiver, como eu explico no livro.

A relação entre Graiver e os Montoneros pode ser ou é usada pela oposição ou por simpatizantes do regime militar para legitimar a venda da Papel Prensa?

Eu poderia concluir que a operação para aniquilar o grupo Graiver a cargo das forças armadas seguiu um plano de três fases sucessivas e interdependentes. A primeira foi decapitar o grupo, uma multinacional avaliada em 200 milhões de dólares com tentáculos na Argentina, na Bélgica e nos EUA, abatendo seu chefe, David Graiver, num assassinato reconhecido pelo jornal Clarín de 2 de junho de 2010.

A segunda etapa foi executada respeitando as aparências da legalidade, com a assinatura de sua viúva e sua herdeira em liberdade – ainda que, sem dúvida, sob o controle e a pressão do regime militar. A transação deveria parecer limpa, neutralizando eventuais críticas. Tinha de observar as formas de uma transação comum, responsável, para que o projeto monopolizador do "insumo vital" destinado a abastecer jornais e revistas em escala nacional, a “joia da coroa” dos Graiver, mudasse de mãos sem despertar medos nem suspeitas.

A terceira etapa foi a expropriação forçada do muito que restava para os Graiver, para quem parecia dispensável acatar as regras republicanas. Esse saque foi feito com os espoliados já na prisão. E começou um mês depois de quando estiveram presos clandestinamente, passando de imediato a serem condenados a grandes penas de prisão pela Justiça Militar.

Teriam chegado a cometer um assassinato por causa da Papel Prensa?

Essa é também parte da minha hipótese de trabalho. Graiver foi assassinado por ter recebido um investimento de 17 milhões de dólares da guerrilha peronista, dinheiro que ajudou o banqueiro a se instalar no centro mundial das finanças capitalistas em Nova York, comprando dois bancos.

Mas, após sua investigação, é possível concluir que a organização deu algum dinheiro para a empresa?

Isso é a Justiça é que deveria dizer, se avaliasse que há motivo para investigar, mas hoje não é esse o caso na Argentina. Os Montoneros entregaram para Graiver o dinheiro de dois sequestros de empresários, Juan e Jorge Born e Henrich Metz, em setembro e outubro de 1975. Seria preciso averiguar se, entre essas datas e a morte de Graiver, em agosto de 1976, o banqueiro injetou capital na Papel Prensa. Judicialmente, os processos contra os Montoneros foram extintos e nunca se soube a eventual porcentagem de dinheiro da guerrilha na empresa.

Qual foi o impacto do livro quando ele foi lançado pela primeira vez na Argentina? Foi polêmico?

O livro nunca teve muito impacto, nem em 1900, nem em sua reedição em 2007. Vamos a ver agora a terceira edição que vai sair nos próximos dias. Nunca ninguém se queixou do livro, nem houve polêmicas importantes. Agora, sim, há um certo escândalo e me atacam cotidianamente, mas estou feliz por estar na luta, de pé e pela verdade histórica.

Recentemente, em uma entrevista ao jornal Tiempo Argentino, a viúva de Graiver disse que recebeu ligações dos Montoneros. A que ligação ela estava se referindo? Era uma ameaça de morte?

Na declaração de Lidia Papaleo ao governo para ser incorporada ao dossiê apresentado pela presidente Cristina Kirchner, em 24 de agosto de 2010, não existe nenhuma alusão a suspostas ameaças que teriam sido feitas pelos Montoneros à viúva de Graiver. Na entrevista de Lidia Papaleo ao Tiempo Argentino, ela disse: “Também houve um telefonema dos Montoneros”. Estava se referindo a uma ligação que teriam feito a ela no México, pouco depois do assassinato do marido, em 7 de agosto de 1976. A ligação foi feita no dia 9 de agosto de 1976 e os Montoneros a fizeram para dar pêsames, não para ameaçá-la.

Como o senhor avalia essas medidas do governo de Cristina, que têm tido como objetivo acabar com o oligopólio da mídia na Argentina?

Eu moro desde 1980 em Genebra, na Suíça, e só fui à Argentina apenas para viajar. Parece que a nova lei de mídia pelo atual governo é saudável, antimonopólios, favorece a pluralidade e uma melhor administração e acesso da população à informação.

Fecha de Publicación: 6 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário